Rogers

Pano de Fundo

Rogers é uma companhia Canadense de comunicações que realiza serviços em áreas como voz e dados por wireless a TV a cabo, internet de alta velocidade, transmissão de TV e rádio, publicação de revistas, entretenimento de esportes e venda de filmes/jogos.

Com quase 29.000 funcionários em diversos cantos do Canadá, a Rogers procurava melhorar as capacidades colaborativas de sua força-tarefa através de computação social empresarial (ESC). Ao estabelecer um espaço comum para a comunicação dentro da organização Rogers, a solução de ESC promoveria a aquisição e compartilhamento de conhecimento entre os funcionários, aumentaria sua eficiência e serviria como ferramenta de recrutamento atraindo e retendo novos talentos.

Solução

Trabalhando para preencher uma série de indicadores de desempenho específicos (KPIs), a nonlinear desenvolveu e implementou uma robusta plataforma ESC construída sobre a ferramenta avançada de colaboração do Microsoft Office SharePoint Server (MOSS) 2010. Entregue a um grupo inicial de 200 usuários através do Programa Microsoft para a Rápida Implantação (RDP), as funções e funcionalidades do projeto piloto incluem identidade visual customizada; painel KPI; capacidade de busca MOSS 2010; mash-ups (aplicações que combinam várias fontes de informação em uma única interface online); e funcionalidade Meu Site (sites pessoais dedicados que oferecem a cada usuário um local centralizado para guardar, customizar e compartilhar conteúdo).

Baseando-se no sucesso do projeto piloto, a nonlinear iniciou uma profunda consultoria, entrevistando funcionários e organizando workshops com toda a empresa. O resultado foi uma estratégia detalhada para a renovação completa da intranet. A partir daí, a nonlinear trabalhou na experiência do usuário começando com uma minuciosa arquitetura da informação focada nas necessidades dos funcionários e nas suas tarefas mais comuns. Foram criados wireframes como parte de um protótipo interativo, que foram então testados para garantir sua usabilidade, e foram escritos casos de uso para dar suporte ao time da Rogers no desenvolvimento do projeto. Por fim, foram ministrados treinamentos na nova solução.

Em paralelo com essas atividades, a nonlinear promoveu o acontecimento das primeiras reuniões entre um comitê diretor executivo e um comitê assessor dos departamentos como parte de uma estratégia completa de governança para garantir a manuntenção e o crescimento sadio da intranet e o constante alinhamento com as prioridades corporativas.

Resultado

A intranet criada dá suporte ao objetivo corporativo de ter uma visão unificada da companhia – todos os funcionários, independente da posição ou localização geográfica, veem a mesma página principal da intranet e informações corporativas, com seções da página destinadas a informações mais personalizadas e focadas no funcionário em particular. Essa união da consistência corporativa com um toque pessoal está presente em todo o site, dando um equilíbrio delicado entre a visão do indivíduo e da corporação. O branding e a estrutura do conteúdo são consistentes, e ferramentas sociais e colaborativas foram introduzidas na experiência geral do site, complementando o espírito de colaboração já presente e as redes offline descobertas através da consultoria.

Os esforços paralelos na criação da governança ajudarão a garantir que a fragmentação e a proliferação descontrolada de sites, problemas presentes na intranet anterior, não se repitam. O treinamento e a definição de processos são o toque final.