Pano de Fundo

Inspirando mentes por quase dois séculos, a Universidade Dalhousie oferece ensino de padrão mundial aliado ao lendário charme marítimo da cidade de Halifax, Nova Escócia. Servindo mais de 15 mil estudantes em diversos campi, a Dalhousie atrai estudantes do mundo todo.

O mercado atual para atrair e reter estudantes é altamente competitivo e a Dalhousie reconheceu que precisava melhorar o marketing de sua mensagem, marca e ofertas, para atrair o tipo certo de estudante e garantir que os novos recrutas em potencial entendessem a oportunidade o valor de estudar na Dalhousie.

Através de uma auditoria interna, a Dalhousie descobriu que operava mais de 300 páginas na web, cada site com uma mensagem um pouco diferente e usando diversas ferramentas e sistemas. Isso significava falta de consistência da marca e no conteúdo, assim como um custo operacional elevado para manter todas essas páginas. 

Solução

A Dalhousie trabalhou junto com a Nonlinear para estabelecer uma estratégia de governança, passo inicial crítico que prepara a fundação para o estabelecimento da marca, da arquitetura, da mensagem e do conteúdo. A iniciativa estatégica, juntamente com a seleção de um novo Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, foram os primeiros passos rumo ao objetivo de substituir todas as outras 9 tecnologias diferentes sendo utilizadas então.

O projeto continuou com a fase de consolidação onde o roadmap para a unificação das 300 páginas teve seus primeiros 9 sites mais críticos unidos sob o domínio dal.ca. Nessa fase também aconteceram o estabelecimento da nova arquitetura, o design dos elementos criativos e a implementação do CMS escolhido pela Dalhousie – Day CQ5 (agora conhecido como Adobe Experience Manager).

Essa plataforma foi escolhida em parte por causa de sua interface de fácil acesso para autores de conteúdo. A decisão foi largamente validada no sucesso alcançado em sua implementação para um grupo de autores de conteúdo, em sua maioria autônomos.

A nonlinear ajudou a Dalhousie com o planejamento técnico e a implementação de diversos componentes reutilizáveis usando CQ5. Os times trabalharam juntos na definição de convenções para o código Java usado no projeto, na organização da estrutura de pastas CRXDE do CQ, nos componentes comuns usados como base para os componentes CQ desenvolvidos para o projeto e na sua integração com o Google Mini.

Resultado

Primeiro de tudo, a nonlinear e o time da Dalhousie puderam consolidar com sucesso mais de 200 sites (um total de 160.000 páginas de conteúdo) com um grande número de autores de conteúdo em uma única plataforma. A infraestrutura que suporta essa grande quantidade de sites é escalável e as redundâncias tecnológicas foram eliminadas. O time está confidante no future da plataforma, o que permite que invistam de maneira adequada em suporte e treinamento.

Além disso, o novo visual do site permitiu que o time se focasse no recrutamento e na retenção, levando a um aumento considerável no interesse por informações sobre matrícula, o que foi crucial para ajudar a escolar a aumentar em 20% o número de matrículas nos anos desde que o site foi lançado.